Atividades do curso Técnico em Florestas em parceria com a UFES em Jerônimo Monteiro

A Parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Secretaria de Estado da Educação, para a viabilização do Curso Técnico em Florestas, em Jerônimo Monteiro, está em andamento e tem gerado bons frutos.

Os alunos do curso Técnico em Florestas, da Escola Estadual de Jerônimo Monteiro, têm feito várias atividades nas dependências do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM). Neste segundo semestre de 2018 foram realizadas atividades práticas com a participação de Professores do DCFM nos laboratórios de Meteorologia e Ecofisiologia, Herbário, Incêndios Florestais, Recursos Hídricos, Energia da Biomassa, Qualidade da Madeira, Biodeterioração e Proteção da Madeira e Marcenaria. Além disso, foi realizado um dia de campo no Viveiro Florestal e na Área Experimental Florestal, onde puderam conhecer o processo de produção de mudas e os plantios em talhões de várias espécies florestais de valor econômico, além do arboreto composto predominantemente por espécies florestais nativas da Mata Atlântica. Na Floresta Nacional de Pacotuba os alunos participaram de um treinamento de campo para marcação de matrizes e coleta de sementes de espécies nativas.
Essas atividades conjuntas, dos Professores e Técnicos do DCFM com os alunos e Professores do curso Técnico em Florestas da Escola Estadual de Jerônimo Monteiro, tem trazido, além do aprendizado, a motivação aos alunos, levando como consequência a uma baixa taxa de evasão.

Vide galeria de fotos