Reunião técnica sobre o Projeto Rede de Sementes do Caparaó e Bacia do Rio Itapemirim

No dia 09 de março de 2018 foi realizada, no DCFM, uma reunião técnica para discutir as ações realizadas pelo Projeto Rede de Sementes do entorno do Caparaó e Bacia do Rio Itapemirim.

Além da reunião, ocorreram também visitas à Área Experimental do DCFM e à Floresta Piloto no IFES – Campus Alegre. Participaram da reunião o Reitor da UFES, Prof. Reinaldo Centoducatte, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Sr. Aladim Cerqueira, o Diretor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias, Prof. Dirceu Pratissoli, o Diretor Administrativo do IFES – Campus Alegre, Prof. Carlos Humberto Sanson Moulin, além de profissionais e parceiros deste projeto representando pelo IEMA, SEAMA, ICMBIO, IFES, INCAPER e professores da UFES.

Após as apresentações de todos os participantes, o Secretário de Meio Ambiente do Estado apresentou as ações da sua secretaria, enfatizando o Programa Reflorestar e suas metas, destacando a importância das parcerias no sucesso das ações ambientais no Estado. O Prof. Gilson Fernandes da Silva, do DCFM, fez uma apresentação dos resultados do Projeto Rede de Sementes do Caparaó e Bacia do Rio Itapemirim, destacando as ações realizadas e o desenvolvimento estrutural propiciados pelo projeto, subsidiando importantes ações de recuperação de áreas degradadas no Estado. Em seguida, o Prof. Rodrigo Sobreira Alexandre apresentou as pesquisas em desenvolvimento na área de sementes florestais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, encerrando a sua participação com uma visita ao laboratório de sementes e de cultura de tecidos.
Na sequencia, os presentes visitaram o Herbário VIES – Subcuradoria de Jerônimo Monteiro, coordenado pelo Prof. Henrique Machado Dias, que destacou as novas espécies florestais descobertas no sul do Espírito Santo, por meio das pesquisas desenvolvidas pelo Herbário e a forma de tratamento das espécies oriundas do Projeto Rede de Sementes. Os participantes visitaram ainda os Fitotrons do Departamento, as casas de vegetação, a Área Experimental e a Floresta Piloto na área do IFES em Alegre.
Na Área Experimental do DCFM os participantes visualizaram toda a estrutura construída com o apoio do Projeto e os impactos gerados com o desenvolvimento de ações, como a recuperação de áreas degradadas, ações de educação ambiental e implantação de florestas de produção.
Essa visita demonstrou a responsabilidade e o importante papel que a UFES, junto ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias e o Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, têm junto ao poder público estadual e municipal na promoção de políticas públicas aliadas a promoção de conhecimento, ao desenvolvimento regional e a sustentabilidade associada ao setor florestal e ao meio ambiente.

Vide galeria de fotos.