Viveiro Florestal Universitário
O Viveiro Florestal Universitário está localizado na área experimental do Horto Florestal da UFES, no município de Jerônimo Monteiro-ES, e tem capacidade aproximada para a produção de 80 mil mudas de espécies florestais nativas e 300 mudas de espécies comerciais a exemplo do eucalipto e pinus por ano, com possibilidade de expansão futura. O viveiro atende a projetos de várias naturezas, a exemplo, do “Pacto pelas Águas”, participando na recuperação de áreas degradadas no município de Atílio Viváqua-ES em parceria com a prefeitura de Jerônimo Monteiro-ES. Neste projeto, foram selecionados 30 produtores rurais que receberão o pagamento para o Serviço Ambiental da prefeitura, em que as mudas e a assistência técnica terá a assistência técnica dos professores pesquisadores do PPGCFL/UFES. O Viveiro atende também à discentes de graduação em Engenharia Florestal e Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia (CCAE) da UFES, Campus Alegre- ES, bem como os discentes de mestrado e doutorado do PPGCFL/UFES, estágios para discentes da UFES e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Alegre-ES. Atende também aos estudantes do Curso Técnico em Florestas, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Jerônimo Monteiro” (EEEFM “Jerônimo Monteiro”) em Jerônimo Monteiro- ES, criado em parceria com o Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL)/UFES.
O mesmo está numa área de 6000 m2 e possui (1) uma casa de vegetação com câmara de nebulização intermitente, (2) duas casas de vegetação conjugadas para enraizamento adventício de estacas, (1) uma casa de sombra, ambas com aproximadamente 130 m², e (2) duas áreas teladas que abrigam 17 canteiros suspensos, além de mais 21 canteiros suspensos sob sol pleno.
Como estrutura de apoio, possui um galpão de 300 m², com banheiros, copa, laboratório para análise de qualidade de mudas, ferramentaria, local para armazenamento de substratos, almoxarifado, local para armazenamento de fertilizantes, tubetes, bandejas e área de manuseio de material e trabalho.
Áreas de atuação: Propagação de plantas, em experimentos com: exigências nutricionais; substratos variados como, biossólido, palha de café, fibra de coco, casca de arroz; recipientes; Manejo de viveiro de espécies florestais; Métodos de propagação de plantas (estaquia, enxertia e alporquia); Aclimatização de mudas provenientes da Cultura de Tecidos Vegetais).
Equipamentos: Estuda de circulação forçada; Destilador de água com capacidade de 10 L/h; Autoclave vertical.
No ano de 2018, foi construído um (1) MINIJARDIM CLONAL de aproximadamente 80 m², para a produção de miniestacas de braúna, jacarandá da Bahia e peroba rosa. E para o posterior enraizamento destas estacas foram construídas mais duas (2) CASAS DE VEGETAÇÃO COM NEBUTLIZAÇÃO INTERMITENTE com controle de temperatura e umidade relativa e área aproximada de 164 m², em projeto aprovado junto à FAPES. Além disso, o viveiro passou por reformas por meio da instalação de aparelhos de ar condicionado em um Laboratório para Análise de Qualidade de Mudas e (1) uma Sala de Apoio. No viveiro ainda, é importante relatar que o Arboreto teve no ano de 2018 uma complementação, por meio do plantio de espécies nativas na área próximo ao lago. Atualmente tem-se hoje mais de 160 espécies florestais plantadas.
Localização:
O viveiro está localizado na chegada de Jerônimo Monteiro na Rodovia Alegre-Cachoeiro (BR-482), km 53, situado a 2 km do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira - CCAE/UFES e a 19,6 km do Campus de Alegre/UFES.
https://goo.gl/maps/7jNYTFKiycm
Ficha para identificação de experimentos ou uso, no viveiro (documento anexo).
Última atualização: fev./2023.