Programa de Regularização Ambiental Produtiva (PRAVALER)

Prezados, convidamos para participar da reunião inicial de planejamento para implantação de projeto piloto do Programa de Regularização Ambiental Produtiva (PRAVALER) no Estado do Espírito Santo, que ocorrerá no dia 08/06/2022 às 09:00h no Auditório da UFES de Jerônimo Monteiro, Av. Gov. Lindemberg, 316, Centro, Jerônimo Monteiro/ES.

O Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva - PRAVALER é uma iniciativa conjunta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e do Serviço Florestal Brasileiro – SFB/MAPA, com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ.
 

A ideia do PRAVALER é propor caminhos para que órgãos gestores e produtores rurais superem as dificuldades na implementação dos Programas de Regularização Ambiental – PRAs. Por meio de ações de articulação interinstitucional mediadas pela CNA e SENAR, com os órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, agricultura e assistência técnica, as respectivas Federações estaduais de agricultura e sindicatos, representantes do meio científico, e outras entidades do setor produtivo, a proposta abrange o conhecimento de todo o processo de regularização ambiental, visando à identificação de gargalos e facilidades para serem, respectivamente, superados e aprimorados por meio de ações combinadas entre todas as partes envolvidas para potencializar as oportunidades, executando as ações planejadas por este grupo de trabalho em uma área piloto com potencial de ser replicada para outras áreas nos estados, com foco na Recuperação Ambiental Produtiva da propriedade rural.

A implantação do PRAVALER no Espírito Santo está sendo viabilizada através de um Acordo de Cooperação Técnica entre IDAF, INCAPER e SENAR-AR-ES, e durante a primeira oficina com a participação de diversos parceiros foram definidos os municípios de Jaguaré, São Mateus, Jerônimo Monteiro, Muqui, Rio Novo do Sul, Atílio Vivacqua e Cachoeiro de Itapemirim como locais potenciais para os projetos pilotos.

Para estas primeiras reuniões é de suma importância a participação dos atores locais que possam contribuir com o projeto (órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, agricultura e assistência técnica, as respectivas Federações estaduais de agricultura e sindicatos, representantes do meio científico, e outras entidades do setor produtivo e de meio ambiente) para que sejam traçados os planos de ações locais.

Att.,

Subgerência de Regularização Ambiental

Gerência de Licenciamento e Controle Florestal - IDAF

Tel.: (27)3636-3803

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Gov. Lindemberg, nº 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000