Laboratório de Qualidade da Madeira

Coordenação: Profa. Dra. Graziela Baptista Vidaurre

A instalação reúne um conjunto de equipamentos de análise de imagens, parâmetros químicos e anatômicos da madeira empregados na avaliação, principalmente, da qualidade da madeira de eucalipto, corymbia e de mogno africano, embora toda a estrutura tenha capacidade de análise de outras biomassas. A infraestrutura disponível atende as demandas de aulas práticas da graduação e pós-graduação e parcerias com instituições brasileiras.

Ambiente: 68,1 metros quadrados.

Áreas de atuação: avaliar o efeito da idade de corte, de árvores em campo, espaçamentos de plantio, variações climáticas na qualidade de eucalipto através de propriedades anatômicas, físicas e químicas da madeira; relacionar a produtividade e qualidade da madeira de materiais genéticos de eucalipto e diferentes espécies de corymbia; Impactos dos danos por insetos/pragas/distúrbios fisiológicos na qualidade da madeira; formação e variáveis de manejo e condições climáticas envolvidas na produção de cerne e do alburno de diferentes madeiras e seu impacto em diferentes produtos; qualidade das madeiras de diferentes espécies mogno africano provenientes de plantios homogêneos; variabilidade da densidade da madeira de clones de eucalipto que cresceram em diferentes condições ambientais; amostragem da madeira para determinação da densidade e métodos de determinação da densidade da madeira.

Equipamentos: conta com diversos equipamentos adquiridos com recursos, majoritariamente, da FAPES, tais como: 

Autoclave Horizontal Digital de Bancada (Phoenix, AB-25L: utilizada na etapa de deslignificação da madeira para quantificação do teor de lignina total a partir da ação da temperatura e pressão.
Autoclave Vertical (Phoenix, AV-75L) e 2 Autoclaves Verticais Digital (Primatec, CS-A 150L): utilizada como vaso de impregnação de água de amostras para determinação da densidade básica da madeira.
Balança (Toledo): com capacidade de medir três casas decimais (0,001kg) e amostras de até 20kg, é utilizada na determinação da massa de amostras para densidade básica da madeira em disco. 
Balança analítica (BEL, Engineering): com capacidade de medir quatro casas decimais (0,0001g) e amostras de até 220g, é utilizada na determinação da massa de amostras para análise química da madeira, como cinzas, extrativos, ligninas, holocelulose e alfa-celulose. 
Balança analítica (Quimis, M214Ai): com capacidade de medir quatro casas decimais (0,0001g) e amostras de até 320g, é utilizada na determinação da massa de amostras para análise química da madeira, como cinzas, extrativos, ligninas, holocelulose e alfa-celulose. 
Balança analítica (Shimadzu, AUY 220): com capacidade de medir quatro casas decimais (0,0001g) e amostras de até 320g, é utilizada na determinação da massa de amostras para análise química da madeira, como cinzas, extrativos, ligninas, holocelulose e alfa-celulose. 
Balança semi-analítica (Marte, UX4200H): com capacidade de medir duas casas decimais (0,01g) e amostras de até 4200g, é utilizada na determinação da massa de amostras para densidade básica da madeira e casca. 
Balanças semi-analítica (Marte, AD3300): com capacidade de medir duas casas decimais (0,01g) e amostras de até 3100g, é utilizada na determinação da massa de amostras para densidade básica da madeira e casca.
Banhos Maria Digital (Marconi): com a função de manter as amostras em temperaturas constantes, controladas de forma gradual e homogênea, é utilizado nas análises de extrativos, ligninas e holocelulose da madeira. 
Banho ultratermostático (MY LABOR, SSDu 30L): atua no controle da temperatura do fluído em seu interior, assim como na circulação deste no sistema que se pretende analisar. É utilizado como um condensador durante a extração dos componentes químicos da madeira pelo princípio de extração tipo Soxhlet. 
Baterias de sebelin (Marconi): com 06 provas de controle, são utilizadas na análise de extrativos da madeira pelo princípio de extração tipo Soxhlet.
Bombas de vácuo (Marconi), Bombas de vácuo (Prismatec, 132) e Bombas de vácuo (Symbol, A28): com a função de remover o ar do recipiente em que está sendo utilizada, é fundamental nas análises de química da madeira e método de saturação das amostras para densidade básicaCâmera fotográfica (Canon) de alta resolução: com conjunto de reprodução grande fluorescente 90w x 110v. com 2 ilum. e 2 lâmp. fluorescentes de 45w utilizada para fotografias cientificas.
Dessecadores de aplicação de vácuo (Marconi): utilizado para armazenar e garantir a qualidade de amostras de madeira que necessitam de um ambiente com baixo teor de umidade.
Espectrofotômetro portátil (Konica Minolta, CM 2500 D): utilizado na determinação dos parâmetros colorimétricos da madeira, tanto natural quanto de amostras que foram submetidas a algum tipo de tratamento. 
Estufa com circulação de ar forçada (Ethiktechnology): indicada para um maior controle da temperatura e homogeneização da temperatura dentro da estufa, é utilizada para secar amostra de madeira para avaliação de diversos parâmetros, como densidade básica e análises químicas.
Estufa com circulação de ar forçada (Marconi): indicada para um maior controle da temperatura e homogeneização da temperatura dentro da estufa, é utilizada para secar amostra de madeira para avaliação de diversos parâmetros, como densidade básica e análises químicas.
Estufas com circulação de ar forçada (Marconi, MA 033): indicada para um maior controle da temperatura e homogeneização da temperatura dentro da estufa, é utilizada para secar amostra de madeira para avaliação de diversos parâmetros, como densidade básica e análises químicas. 
Iluminador de led (AZ): utilizado para harmonização da iluminação perante a câmera e redução das sombras sobre as fotografias científicas.
Microscópio (Zeiss, AXio Scope.A1): com luz polarizada e luz de fluorescência, equipado com câmera (AxioCam MRc 5 Zeiss, 5 megapixel) e software de aquisição, processamento, análise e interpretação de imagens (AxioVision Rel. 4.8), é utilizado na avaliação de vários parâmetros anatômicos da madeira, tais como morfologia das fibras, vasos e raios e o ângulo das microfilas.
Microscópio Confocal (Olympus, Lext OLS5100): baseia-se no uso de compostos fluorescentes, que permite a obtenção de imagens de alta resolução, com forma e rugosidade da superfície. É utilização na obtenção de imagens e mensuração de parâmetros anatômicos da madeira e produtos de madeira ou outra biomassa/produto. 
Microscópio estereoscópio binocular (BEL, SZT): com câmera de vídeo de alta resolução (BEL, 10 MP) e cabeçote de estéreo trilocular acoplado ao sistema de articulação (BEL, V8), é utilizado na avaliação de parâmetros anatômicos da madeira, como morfologia das fibras e vasos. 
Scanner de alta resolução (EPSON, Perfection V750 Pro): utilizado em estudo dos anéis de crescimento, grã, superfície da madeira, excentricidade da medula, e área de cerne, alburno e casca.

Página do laboratório: www.nuqmad.com.br

Solicitação para uso de equipamentos do Laboratório de Qualidade da Madeira: Formulário

 

Última atualização: abr./2024.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Gov. Lindemberg, nº 316 - Centro, Jerônimo Monteiro - ES | CEP 29550-000