Laboratório de Economia e Administração Florestal

Coordenação: Prof. Dr. José Franklim Chichorro

O Laboratório de Economia e Administração (LEAD) está inserido no contexto de planejamento e avaliação da implantação e produção florestal e da industrialização de madeira e seus derivados, servindo de suporte à pesquisa tecnológica, ao desenvolvimento de produtos economicamente viáveis, apoio à capacitação de alunos da graduação e pós-graduação. Atua, ainda, no desenvolvimento regional, apoiando os produtores rurais, as empresas produtoras de celulose e papel, as empresas moveleiras, as serrarias e as demais empresas envolvidas com a exploração de produtos de origem florestal, madeireiros e não-madeireiros e outras atividades do agronegócio existentes no Estado do Espírito Santo. Cabe ressaltar que, embora com prioridade regional, as ações do LEAD não se restringem a esse estado.

Objetivos do laboratório:

- Realizar análises econômicas dos setores florestal, madeireiro e do agronegócio;

- Avaliar práticas gerenciais e promover o desenvolvimento humano;

- Aplicar a gestão produtiva em áreas como: arranjo físico e logística;

- Estudar as estratégias gerais e dos negócios florestais e madeireiros;

- Desenvolver e aplicar prática de emprendedorismo;

- Analisar a qualidade e a produtividade dos setores florestal e madeireiro;

- Treinar estudantes de graduação e pós-graduação;

- Desenvolver técnicas de treinamento e capacitação;

- Desenvolver estudos de sustentabilidade;

- Promover o desenvolvimento do manejo e da silvicultura;

- Promover o desenvolvimento do agronegócio; e

- Promover o desenvolvimento regional.

Áreas de atuação: análise econômica de projetos, administração e planejamento florestal, manejo florestal, planejamento e análise de experimentos, gestão de negócios, teoria organizacional, qualidade, estratégia empresarial, gestão ambiental, gestão de operações de serviços e de manufatura, logística, localização industrial, economia regional, economia agrária e dos recursos naturais, análise de custos, pesquisa operacional, administração rural, economia rural, estatística aplicada, estatística experimental, e sistemas silvipastoris.

Última atualização: jul./2020.