Laboratório de Meteorologia e Ecofisiologia Florestal

Coordenação: Prof. Dr. José Eduardo Macedo Pezzopane

O Laboratório de Meteorologia e Ecofisiologia Florestal (LMEF) conta com amplo espaço para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, atendendo ao curso de graduação em Engenharia Florestal e áreas afins, além do curso de Pós-Graduação em Ciências Florestais da UFES. O laboratório também apoia o desenvolvimento de pesquisas em parceria com outras instituições de ensino.
A parte interna do LMEF, é composta por três unidades laboratoriais (meteorologia florestal, ecofisiologia florestal e análise de crescimento de plantas), duas salas de estudos para estudantes de pós- graduação e dois depósitos para material de consumo para uso nos experimentos. Na parte externa do LFM, existem quatro casa de vegetação climatizadas, com área total de 320 m2, construídas em placas de policarbonato e com sistemas de refrigeração, aquecimento e umidificação do ar, o que possibilita a reprodução das mais diversas condições climáticas. Além disso, no interior das casas de vegetação existem 24 conjuntos de câmaras de topo aberto para injeção de CO2 na atmosfera e 36 lisímetros automatizados para monitoramento do consumo de água de plantas conduzidas em vasos de até 50 kg. Também na parte externa do LMEF existem três câmaras de crescimento (tipo fitotron), com área individual de 6 m2, com controle de intensidade de fluxos de fótons, CO2 atmosférico, temperatura e umidade relativa do ar.

Ambiente: 240,0 metros quadrados.

Equipamentos:
Unidade 1 – Meteorologia Florestal: 10 estações meteorológicas automáticas (Campbell/CR10, CR10x e CR1000) com sensores de temperatura do ar e solo, umidade relativa, velocidade do vento, umidade no solo, molhamento foliar, radiação solar global, radiação fotossinteticamente ativa, saldo de radiação integralizado, saldo radiômetro quatro componentes e temperatura a infravermelho, 02 espectrorradiômetros (SpectraPen/ LM 510-H/UVIS e LM 510-H/NIR), 02 câmeras termográficas de alta resolução (FLIR/ T430sc e T540), 4 medidores de CO2 atmosférico (Testo/535), 02 medidores portáteis de água no solo (Campbell/TDR Hydrosense II CS 658 e CS 659), 10 medidores portáteis de temperatura e umidade do ar (Incoterm/7664.01.0.00), 04 termômetros a infravermelhos portáteis (Incoterm/ST-500), 01 analisador de dossel (LICOR/LI-2000).
Unidade 2 – Ecofisiologia Florestal: 01 analisador de gases a infravermelho – IRGA (LICOR/LI-6400), 01 fluorímetro (FluorPen/FP 100), 01 câmera de determinação de potencial hídrico foliar – tipo Scholander (PMS Instrument Company/1505D-EXP), 01 espectrofotômetro (Thermo), 01 centrífuga refrigerada (Megafuge Thermo Heraeus 16R IST S/N 255670 com rotor TX-400), 1 condutivímetros de bancada, 2 medidores de pH, 2 balanças de precisão (0,0001), 4 balanças de precisão (0,001).
Unidade 3 – Análise de Crescimento de Plantas: um medidor de área foliar de bancada (LICOR/LI- 3100), 03 estufas de secagem com circulação forçada, 02 estufas de secagem, 2 balanças de precisão, 01 destilador de água, 01 câmera de crescimento – tipo BOD (Marconi).

Telefone: (28) 3558-2539

Página do laboratório: http://lmef0.webnode.com