Laboratório de Experimentação e Múltiplos Usos da Madeira

Coordenação: Profa. Dra. Rejane Costa Alves

O laboratório reúne um conjunto de equipamentos visando a realização de pesquisas relacionadas à madeira e suas diversas aplicações. A estrutura física do laboratório é destinada à realização de aulas práticas para os cursos de graduação em Engenharia Industrial Madeireira, como também para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, na linha de pesquisa em Tecnologia de Produtos Florestais. São desenvolvidas pesquisas de iniciação científica com alunos de graduação, bem como pesquisas na pós-graduação.

Áreas de atuação: A equipe envolvida desenvolve diversos projetos de pesquisa, tais como:
- Relação das propriedades da madeira com as suas diversas aplicações.
- Caracterização da madeira para uso na construção civil e no setor moveleiro.
- Estimativa de propriedades da madeira utilizando métodos não destrutivos de ensaios.
- Potencial da madeira de eucalipto nas indústrias de móveis do estado do Espírito Santo.
- Caracterização tecnológica de algumas madeiras comerciais brasileiras.
- Design de móvel visando à sustentabilidade.

Equipamentos: O laboratório conta com equipamentos adquiridos com recursos da Universidade, agências de fomento e da iniciativa privada, como: computadores, RESISTOGRAPH® R650-SC (método de perfuração), FAKOPP Microsecond Timer (método de propagação de ondas ultrassônicas), METRIGUARD Stress Wave (equipamento com princípio de propagação de ondas de tensão), além de outros equipamentos a serem
comprados nos projetos aprovados pelo CNPQ e FAPES pela coordenadora do laboratório.

Atividades complementares: Parceria com outras universidades (UFMG, UFRN, UNIVASF, Facultad de Agronomia Universidad de La República - Uruguai) e empresas do setor madeireiro com o objetivo de caracterizar a madeira para a destinação adequada.

Palavras chaves: Ensaios não destrutivos; Projeto de móveis; Design de móveis; Produtos sólidos; Usos múltiplos; Sustentabilidade; Madeira.

Última atualização: fev./2023.